Que o sono é importante todo mundo já sabe, mas quais os sintomas comuns de quem teve aquela noite atordoada? Separamos 8 problemas de saúde comuns para quem dorme mal, confira:

8Resfriados

Fonte da Imagem: Giphy

Se você vive resfriado e tem a sensação de que suas vias respiratórias simplesmente bugaram, pode ser que esteja na hora de regularizar seu tempo de sono. Só para você ter ideia, dormir menos do que sete horas por noite aumenta em até três vezes as suas chances de pegar a infecção.

7Problemas digestivos

Fonte da Imagem: Giphy

A falta de sono nos faz ter sintomas de doença inflamatória intestinal e também nos causa refluxo. Com o tempo, esses problemas podem se tornar crônicos – em relação às pessoas que já têm a doença de Crohn, o que se sabe é que elas são duas vezes mais propensas a recair se não dormirem o suficiente.

6Irritabilidade e alterações de humor

Fonte da Imagem: Giphy

Sem dúvida e já com comprovação científica, uma coisa é fato: quando não dormimos bem, nosso humor fica instável e temos mais momentos de irritabilidade e volatilidade emocional. Em termos de irritação, tendemos a perder a cabeça quando alguém nos interrompe durante a realização de uma tarefa com muito mais facilidade depois de uma noite ruim de sono.

5Dores de cabeça e enxaqueca

Fonte da Imagem: Giphy

Pode reparar: depois de uma noite mal dormida, seu dia fica menos produtivo, você se sente mais irritado e, para piorar, sua cabeça parece que vai explodir. Não se sabe exatamente por que a privação de sono causa dores de cabeça e até mesmo crises de enxaqueca, mas a conexão entre privação de sono e essas dores é algo que realmente existe. Até 58% das pessoas com apneia do sono relatam casos de cefaleia.

4Dificuldade de aprendizagem

Fonte da Imagem: Giphy

Quando não dormimos bem o suficiente, nosso cérebro fica com dificuldade para armazenar novas informações e, por consequência, para se lembrar delas depois. Essa questão é tão séria que muitos cientistas já defendem a ideia de que crianças e adolescentes deveriam ter a primeira aula na escola apenas às 8h30, já que, dessa maneira, teriam um melhor aprendizado.

3Baixa libido

Fonte da Imagem: Giphy

Dormir bem é fundamental para ter uma vida sexual saudável e, inclusive, para conseguir manter uma boa frequência sexual. A privação do sono está, portanto, relacionada com a diminuição da libido e com a disfunção sexual.

2Visão turva

Fonte da Imagem: Giphy

Depois de uma noite de pouco sono, é comum que a pessoa fique com alguns problemas de vista e tenha dificuldade de focar sua visão, especialmente na hora de ler alguma coisa. Quanto mais tempo sem dormir, mais dificuldades visuais aparecerão.

1Ganho de peso

Fonte da Imagem: Giphy

A falta de uma rotina de sono de qualidade acaba por interferir em nosso sistema de produção hormonal. Esse descontrole é responsável pelo aumento de apetite, nos fazendo ter desejos por alimentos mais calóricos, com altos índices de açúcar e de gordura.

Cuide do seu sono

Bom, claro que dormir bem não é uma questão simples de escolha, então dá uma lida nas dicas do Dr. Alexandre Pressi sobre como ter ótimas noites de sono!